Louriana XO

Aguardente Vínica DOC Lourinhã

Louriana é uma aguardente vínica produzida na Região Demarcada da Lourinhã, única Região Demarcada em Portugal e uma das três na Europa, exclusivamente de aguardente vínica.
Preparada sob rigoroso método, destilada a partir de vinhos cuidadosamente selecionados e envelhecida em cascos de carvalho.
A sua elegância e aroma, proporcionam raros momentos de degustação e prazer.

LOURIANA
Segundo versões, o nome Lourinhã está relacionado com uma povoação romana denominada por Laurinianum, Laurinius ou Louriana, que por sua vez provém de Laurus ou Laurius, que na origem latina significa Loureiro, uma árvore bastante abundante na região da Lourinhã.

Durante mais de duzentos anos, as casas produtoras dos melhores Vinhos do Porto beneficiaram da Aguardente da Lourinhã para produzir os seus afamados vinhos licorosos. Nos últimos trinta anos com o apoio científico da Estação Vitivinícola Nacional sediada em Dois Portos foi testada e confirmada a sua superior qualidade, a qual apenas encontra paralelo, a nível europeu nas aguardentes francesas das regiões do “Cognac” e do “Armagnac”.

Em 1992, viu a sua qualidade reconhecida, com a publicação de legislação que veio criar a respectiva Região Demarcada e a Denominação de Origem Controlada (DOC), única em Portugal e uma das três na Europa.

TIPO - Aguardente Vínica

REGIÃO - Lisboa

SUB-REGIÃO - Lourinhã

CLASSIFICAÇÃO- DOC Lourinhã XO (extra-old)

CLIMA - Atlântico

SOLOS - Mediterrâneos Pardos ou Vermelhos, Normais ou Para barros de Arenitos Finos , Aluviosolos Modernos

CASTAS - Alicante, Seminário

VINIFICAÇÃO - Esta aguardente com denominação de origem controlada Lourinhã, é obtida a partir de vinhos de baixo de teor alcoólico, ricos em ácidos orgânicos

DESTILAÇÃO - É feita dentro da Região Demarcada logo após terminar a fermentação alcoólica, sem adição de anidrido sulfuroso ou qualquer outro químico.
Destilação é obtida em coluna de cobre em 18 (tipo Armagnac)

ENVELHECIMENTO - O envelhecimento é feito ao longo dos anos em cascos de carvalho francês e carvalho português.

ANÁLISE - Teor alcoólico: 40%

PROVA - Cor topázio acastanhado e laivos esverdeados, aroma intenso e frutado, com notas de baunilha, madeira, café e frutos secos.
Na boca é macio, doce, com ligeiro fumado e persistente.

chateau
Copyrigth Gurbom 2015© - Desenvolvido pelos Cavalheiros do Gato de Bigode